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Mona Lisa, Leonardo da Vinci, 1503-06. |
Mona Lisa é o nome do quadro mais famoso de Leonardo da Vinci, realizado por volta de 1503-06, encomendada pelo esposo de Lisa, Francesco del Giocondo, próspero comerciante de Florença para presentear a esposa Lisa Gherardini por ocasião do nascimento de um de seus filhos.
Quando Leonardo é convidado por Francisco I, imperador da França, para prestar serviços naquela corte, leva consigo o retrato que, desde então, lá permance e hoje é a principal atração do Museu do Louvre em Paris.
A lenda conta duas versões: uma é a que Da Vinci nunca entregou o quadro ao comerciante, outra é que havia entregue uma versão primeira, atendendo a encomenda e a versão Louvreana, a que ele havia levado consigo para França finalizou lá, pois estava interessado em continuar o projeto de execução que testava como o uso do sfumatto e do chiaroscuro.
Uma das imagens mais reproduzidas da História da Arte, mais controversa, mais polemizada, cultuada e admirada, uma das mais famosas figuras de todo o mundo, não por ser a Lisa Gherardini, mas por ser La Joconda, Gioconda, Mona Lisa, ou seja, uma personalidade sem igual, embora mais ficcional do que real...
Sua presença extrapola o Museu do Louvre. A maioria das pessoas sabe quem é ela sem nunca ter ido a Paris, tampouco ter sequer pisado no Museu. É nossa conhecida de longa data, uma parente distante, uma vizinha, uma antiga conhecida, uma tia, prima, irmã, mãe, avó, ou seja, pode ser quem quisermos, abra a imaginação e faça sua experiência "Lisiana"...
Foi o que fiz, tomei a imagem como referência e construí um percurso de leitura dessa figura imanente, virtualmente presente em nossa memória cultural.
O nascimento público oficial de Mona Lisa (antes era propriedade pessoal de Leonardo) ocorre no castelo de Fontaineblau quando o rei Francisco I a adota (dizem que adquiriu de Leonardo) como parte da decoração. Posteriormente é levada ao palácio de Versalhes. Depois da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte, encantado pela obra, a sequestra de Versalhes e leva para o palácio do Louvre para decoração de seus aposentos pessoais. Quando o Louvre é transformado em Museu, ela lá permanece confinada até hoje.
Isso não é bem verdade, ela teve oportunidade de ausentar-se em algumas ocasiões: uma quando no período de guerra da França com a Prússia, quando é retirada do Louvre e escondida para não servir de espólio. A segunda ocorre em 1911 quando é novamente sequestrada permanecendo em cativeiro até 1913.
Nessa segunda ocasião é retirada contra a vontade do Museu do Louvre e levada para a Itália, mas como isso aconteceu?
Há a versão da apropriação indébita, considerando tal subtração como roubo, no entanto, Vicenzo Perugia, o famigerado sequestador, alegou que simplesmente estava "repatriando" Mona ao lugar de onde nunca devia ter saído: a Itália. As autoridades não foram convencidas dessa versão considerando que a descoberta do furto e do furtivo ladrão só foi revelada quando ele tentou vender a obra a um colecionador...
O mais intrigante é que as visitas ao local da obra, no Louvre, ao contrário de diminuir aumentaram! Muistas pessoas iam até lá para ver a "ausência" da Mona Lisa... pasmem...
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O lugar em que Mona Lisa ocupava no Museu até o roubo. |
Durante esse período a mídia jornalística se esbaldou. Muito se especulou e se divertiu em torno desse fato. Muitas críticas e caricaturas foram feitas nesse período:
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A reconstituição do crime elaborada pela imprensa que atribuia o roubo à paixão irrefreável de Perugia por Lisa... |
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O retorno de Lisa, imaginem, vítima da Síndrome de Estocolmo, com consequências desastrosas... |
Tudo isso fez com que a notoriedade de Mona Lisa aumentasse. Vale lembrar também as viagens memoráveis de Lisa, embora oficiais, a levaram para outros lugares, mesmo como uma espécie de embaixatriz da Arte, é bom sair da França, de vez em quando...
Em 1963, faz a primeira visita oficial a New York, em 1974 vai ao Japão, fazendo escala na Rússia.
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Preparação para viagem na primeira classe, sem riscos... |
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Mona Lisa na National Galery of Art em New York. |
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Mona Lisa no Museu Nacional de Tókio, em 1974. |
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Em tempos de vírus é bom se prevenir, mas a questão não é bem essa, Da Vinci pintou sobre um suporte de madeira, que já apresenta várias fissuras, qualquer movimentação pode piorar a situação da famosa anciã, logo, quarentena sem fim é a sua sina... |
Homenageada ou ridicularizada, fama é assim mesmo, alguns contentes outros descontentes...
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Selos postais é um bom meio de mostrar o reconhecimento. |
![SIERRA LEONE] - 500th Anniversary of Leonardo da Vinci painting of ...](https://i.pinimg.com/originals/7b/e1/c9/7be1c910ef22f050c136b110ef7e53c7.jpg)
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Muitos artistas tomaram a Mona Lisa como tema reoperando, ressignificando, relendo ou simplesmente se referindo a ela como tema ou assunto. Personalidade é isso: provoca, estimula, desafia...
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Marcel Duchamp, 1919. |
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Fernando Botero, 1959. |
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Salvador Dali, 1963. |
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Andy Wharol, 1969. |
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Jean Michel Basquiat, 1983. |
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Vick Muniz, 1999. |
Muitos outros artistas, designs, criadores de todas origens, formas e tamanhos tomaram Mona Lisa como inspiração. Até o comércio não se furtou de identificar lojas e produtos com seu nome, tornado-o marca, ora felizes, ora infelizes, só para aproveitar a fama da menina...
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Loja Monalisa em Ciudad del Este no Paraguai. |
Também não é preciso exagerar, tadinha....
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Reunir criador e criatura foi a intenção de Heinz-Dieter Falkenstein:
Enfim, espero que, além das informações sérias, tenham se divertido um pouco...
Curtam e compartilhem nesse tempo de quarentena, agradeço.
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