PONDO O PINGO NO "I" - Proposições estéticas e conceituais.

Desenho à carvão. sanguínea e vinílica sobre papel / Isaac.

Este espaço virtual se destina à publicação de minha produção em Arte Visual: Textos e Obras dedicadas tanto às reflexões sobre suas teorias, quanto ao exercício de suas poéticas.
Como entendo a minha posição profissional é a de Professor/Artista. Minha carreira docente se iniciou na década de 1970. Comecei a atuar no Ensino Superior de Arte Visual na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, depois: na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, mais tarde na Universidade Federal de Santa Catarina e, atualmente, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Neste percurso profissional como professor não abdiquei da produção artística. Mesmo que em menor escala e constância, mas por meio da pesquisa e do ensino em Arte, mantive acesa a chama estética.
As publicações neste espaço virtual não tem qualquer preocupação acadêmica, são reflexões autorais e estão distribuídas em seis títulos descritivos para distinguir as diferentes interações artísticas e pedagógicas abordando questões temáticas e pragmáticas que desenvolvo em Arte Visual:
Pondo o pingo no I
Tomando como base a letra inicial de meu nome, uso a referência gráfica de origem latina, uma das bases de nossa língua, cuja função original do “pingo” era a de diferenciar esta letra de outras semelhantes. O sentido corrente, “por o pingo no i” se refere a explicar melhor algo, é assim que uso este título: para falar de processos artísticos que importam ou interferem no meu próprio processo de pesquisa poética.
Em Processo
A ideia de falar de projetos e proposições que estão “em processo” tem a ver com a discussão sobre e durante o percurso produtivo como um estágio transitório ou intermediário que não corresponde ao todo, mas que a ele se refere. Assim, este título, fala de percurso e não de chegada.
Alternativas
Manifestações artísticas ocorrem em modalidades ou campos expressivos que são diferenciados. Sejam eles visuais, sonoros, cênicos ou literários. No campo da Arte Visual, as produções artísticas são manifestadas em diferentes campos poéticos que, por sua vez, ocorrem por meio do uso de diferentes recursos e elementos constitutivos, sejam conceituais e/ou materiais. As substâncias expressivas usadas em cada campo dizem respeito às escolhas e às proposições adotadas pelo produtor, portanto, a busca por alternativas quer na execução, escolha de materiais ou meios para realização de Obras de Arte é uma constante da criação artística e, neste caso em especial, a questão é encontrar e testar meios não convencionais, que possam servir de recursos didáticos, pedagógicos e criativos na produção artística.
Memória
A construção da memória é um recurso recorrente tanto para a documentação, quanto para a análise de percursos propositivos quer seja: das próprias Obras de Arte Visual, de um período ou de um autor. Sob o título de Memória estão contidos os Registros construídos no e pelo seu percurso de realização. O registro mais evidente é a própria Obra que, ao consolidar em si o resultado processual, é seu próprio sentido e significação. Além dela, outros meios imagéticos são requisitados para isto como no caso das fotografias, dos vídeos e audiovisuais que absorvem e reproduzem características ou particularidades dos diferentes estágios de seu desenvolvimento ou finalização. Outros registros não visuais como textos críticos, explicativos, expositivos, comentários ou reportagens também constituem elementos de informação e conhecimento sobre as Obras, seus fazeres, seus autores, períodos e demais condicionantes sociais e culturais.
Reflexões
As Reflexões se referem aos textos autorais que produzo com base nas informações que colhi ao longo dos anos de prática docente e artística e, embora recorra a conceitos e ideias pertinentes aos conhecimentos do campo específico da Arte Visual, não têm qualquer pretensão acadêmica. São, na melhor das hipóteses, textos didáticos e informativos para conhecimento de uso pontual e imediato.
Poéticas
Poéticas são os modos por meio dos quais as Obras de Arte se manifestam. São também os meios pelos quais os artistas operam suas estratégias constitutivas para realiza-las. Assim resolvi definir algumas categorias para abordá-las.
Poética Imersiva: se refere aos processos usados para o desenvolvimento dos projetos propositivos.
Poética Expansiva: se refere aos desdobramentos de outros projetos anteriores ou de outrem que assumiram novos aspectos ou proposições.
Poética Interativa: se refere às conexões proporcionadas pelas leituras críticas, análises e diálogos com outras obras e autores.
Poética Propositiva: se refere às reflexões geradas pelas práxis executiva dos trabalhos que requerem reflexões estéticas e conceituais.

Este material é livre e pode ser usado por quem tenha interesse em Arte Visual, sem qualquer restrição, peço que cite autor e fonte, obrigado.

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